As verdades por trás do Ouija

Para muitos é a melhor forma de contatar com o mundo dos mortos; para outros é um fenômeno físico, que possui diversas explicações científicas para os acontecimentos misteriosos. De qualquer ponto de vista, o tabuleiro Ouija, ou mais conhecido aqui no Brasil, Jogo do Copo, é uma “brincadeira” polêmica.

Não se sabe exatamente o ano de sua criação, mas o Ouija ficou famoso em 1848, quando as irmãs norte-americanas Kate e Margaret Fox supostamente contataram através do tabuleiro um vendedor que já estava morto há 17 anos. Depois do episódio, um febre espiritualista se espalhou nos EUA e na Europa. O inventor do formato original e usado até hoje do tabuleiro, foi o espiritualista M. Planchette.

O tabuleiro ficou famoso mundialmente e na virada do século, já era uma espécie de Banco Imobiliário, com as vendas crescendo cada vez mais. Porém alguns relatos misteriosos começaram a aparecer. Pessoas afirmavam que os espíritos que eram contatados pelo tabuleiro não saíam mais do local onde fora realizado o jogo, assombrando as famílias. Enquanto os fervorosos espíritas esbravejavam por uma intervenção contra esse portal do inferno – sim, eles chamavam assim o tabuleiro Ouija -, cientistas já apresentavam explicações plausíveis sobre os fenômenos que aconteciam durante uma sessão.

De acordo com os cientistas, quando os indicadores ou copos mexem formando palavras no tabuleiro, ocorre o chamado efeito Ideomotor. Segundo eles, as pessoas participantes da sessão involuntariamente exercem uma força imperceptível sobre o indicador utilizado, fazendo assim que nossos dedos se mexam formando palavras que nossa mente deseja.

A grande prova dessa afirmação foi feita pelo físico Michael Faraday. Numa sessão do tabuleiro Ouija, o físico colocou vendas nos olhos dos participantes. Resultado: o indicador continuava a se mexer, porém formando palavras incoerentes, sem nexo algum, provando que quem realmente criava as palavras do jogo, eram nós mesmos.

Alguns espiritualistas defensores do contato com o mundo dos mortos argumentam que vendar os olhos dos participantes da mesa prejudica suas supostas capacidades mediúnicas. A ideia que fundamenta o argumento é que o espírito utilizaria os sentidos do participante durante as sessões. A maioria dos adeptos dessa teoria acredita que o tabuleiro não tem poder em si mesmo, servindo apenas como ferramenta para o médium se comunicar com o mundo dos espíritos.

4 comentários em “As verdades por trás do Ouija

  1. Quase como um debate Ciência/Religião, o nosso blog pretende reafirmar factos científicos e crenças religiosas, apresentar controvérsias e conspirações, argumentar, refutar, reforçar ou mesmo contrariar afirmações já aceites pela sociedade actualmente, como forma de chegar mais perto da verdade que desde cedo “atormenta” a raça humana – O quê ou quem criou o Universo?

    Pode ainda encontrar-nos:

    No YouTube:

    http://www.youtube.com/OrigemDoUniverso

    No DiHitt:

    http://www.dihitt.com.br/Universe

    No Twitter:

    No Facebook:

    http://www.facebook.com/#!/pages/Criacao-do-Universo-Intencao-ou-Acaso/163740210337460

    Se quiser fazer parceria é so contactar no blog e falaremos acerca disso, temos imenso gosto em publicitar outros blogs.

    Para alguma informação adicional contactar: aorigem@live.com

Deixe um comentário